quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Geração Z


UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Curso: Letras 2º Período

Disciplina: Informática e Educação II

Professor: Weslei Clem

Grupo: Arielle Aline, Danubia Spiazzi, Maria Amélia, Maria de Lourdes, Merciane Diniz e Roger Belchior.

Geração Z

Em meados dos anos 90, considerado um ambiente digital, surge uma nova geração; chamada de geração Z.

            A abreviação “Z” vem do verbo zapear, ou seja, fazer tudo ao mesmo tempo, e os membros dessa geração não se vêm em um mundo sem internet, computador, chats, iPods, videogames, televisores, telefones celulares, etc. Para a geração Z não existe distâncias, pois nasceram em meio à programas criados para facilitar a comunicação com família, amigos, namorados, entre outros.

            As pessoas contemporâneas à esses dias absorvem toda essa atmosfera digital, transformando-se em indivíduos cada vez mais plugados.

A geração Z no trabalho

Geração Z é formada por pessoas que já nasceram totalmente integradas com a tecnologia de alta geração. Possuem características únicas, geradas por um mundo globalizado e extremamente tecnológico. Acostumados a exercer várias atividades ao mesmo tempo, eles entram no mercado de trabalho buscando sempre um mundo mais conectado à era digital.

            Como essa geração está acostumada a enfrentar vários desafios tecnológicos, se as empresas não estiverem adaptadas a essa nova realidade, os profissionais da geração Z logo se cansam e partem em busca de novos empregos.

            Um dos grandes desafios que esses jovens precisam vencer é a necessidade de aprimorar a capacidade de comunicação interpessoal, pois a maioria tem dificuldade no contato pessoal, com grupos e plateias.

            A maioria dos jovens dessa geração não costuma dar muito valor aos estudos, e a uma carreira de sucesso, pois estão acostumados a buscar sempre algo que os satisfaça. Com isso não se prendem a nada.

            As empresas precisam se modernizar sempre mais, para a chegada desses jovens no mercado de trabalho, pois são pessoas acostumadas a descartar as coisas facilmente.

            Uma das vantagens dessa geração é que seus membros têm uma visão ampla do trabalho, enxerga a empresa em todos os âmbitos e têm noção maior do que deve ser feito para que ela cresça. Aos empresários fica a opção de encarar essa realidade e atualizar seu negócio, criando novas formas de liderança e motivação. Em empresas com uma hierarquia conservadora essa geração não é bem vista, pois a empresa teme as mudanças que poderão vir.

A geração Z na escola

A chamada Geração Z, cada vez mais multitarefa e menos à vontade em uma classe convencional, na qual o professor usa apenas um giz e um quadro-negro em aulas meramente expositivas são adolescentes ou recém-chegados à maioridade, ávidos por informação, mas que nem sempre conseguem se concentrar num só assunto por vez. Diferente dos alunos de algum tempo, esses jovens vivem uma transformação que, muitas vezes, leva a um conflito com professores e diretores de gerações mais antigas.

Mais do que simplesmente inserir a tecnologia em sala, o tema suscita uma discussão sobre o comportamento do estudante da Geração Z com o professor. Uma das características dos novos jovens seria a tendência à insubordinação, traço já presente nos Y, segundo os responsáveis por classificar as gerações. Outra característica da Geração Z que reflete no ambiente escolar seria a impaciência. 

As novas tecnologias devam ser mescladas às metodologias já usadas. O aluno não tem dificuldade com as aulas expositivas, ele tem dificuldade com as aulas que são somente expositivas. Por isso, não é preciso acabar com elas. Não é preciso abrir mão de tudo o que se construiu até hoje de forma tão radical. Até porque todas as tecnologias que existem foram criadas por pessoas que passaram por essa escola tradicional.

A geração Z em casa

            A vida dos membros da geração Z é regada a muitas informações, pois tudo que acontece é noticiado em tempo real e tende a se tornar ultrapassado em pouco tempo. A vida virtual é fácil e bem desenvolvida, porém a realidade é prejudicada pelo não desenvolvimento de habilidades em relacionamentos interpessoais. A falta de expressividade na comunicação verbal acaba trazendo problemas para esses jovens dentro de casa, pois não se relacionam com os familiares, principalmente aqueles pertencentes à gerações anteriores à sua. A comunicação com pessoas bem próximas é feita através de um objeto eletrônico, mesmo que a pessoa com quem se está comunicando esteja sob o mesmo teto.

            Outra característica da geração Z é a ausência da capacidade de ser ouvinte. É uma geração que tende ao egocentrismo, preocupando-se somente consigo mesmo na maioria das vezes. São pessoas que possuem rapidez de pensamento e incapacidade para linearidade, o que facilita em algumas atividades, mas prejudica em outras que exigem maior concentração.

Bibliografia

http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/2391-o-que-e-a-geracao-z-.htm


http://www.jornalcco.com.br/noticia/3618/Teoria-das-Geracoes--conheca-as-caracteristicas-da-Geracao-Z

Nenhum comentário:

Postar um comentário